CUIDADOS DIÁRIOS COM OS PÉS: 5 PRÁTICAS PARA INCLUIR NA ROTINA

Você sabia que para ter pés bem tratados é preciso manter alguns cuidados básicos? Isso porque são eles que carregam todo o nosso peso, cansaço e a alta carga de estresse do dia a dia. Por essa razão, dar uma atenção especial para essa parte tão importante do corpo ajuda a mantê-los saudáveis e diminui o risco de lesões.
Apesar de delicados, os pés são estruturas complexas, compostas por 26 ossos divididos entre o tarso, o metatarso e as falanges dos dedos — e ainda precisamos considerar que existem diferentes tipos de pés e de pisadas.
Porém, independentemente de suas características, os pés precisam de alguns cuidados, já que diversas lesões podem ser desenvolvidas em função da forma como pisamos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira como manter os pés bem tratados e melhorar sua qualidade de vida.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS PÉS?

Nossos pés possuem muitos ossos, por isso, precisam de atenção para evitar que haja comprometimento das articulações. Mas, como a maioria das pessoas costuma usar sapatos fechados durante a maior parte do tempo, é comum que fiquem esquecidos.

No entanto, os pés não podem ser negligenciados, afinal, são eles que dão sustentação e firmeza ao corpo. Além disso, permitem a nossa locomoção e garantem nosso equilíbrio, suportando o peso corporal, as agressões do terreno e os impactos quando caminhamos ou corremos.

Manter pés bem tratados não é apenas uma questão de vaidade. Alguns simples cuidados diários podem evitar o desenvolvimento de doenças causadas por fungos e bactérias, calosidades e dores nas solas.

Outro ponto importante são as suas características distintas. Como os pés não são todos iguais, eles podem ser classificados em 3 grandes grupos:

  • pé cavo;
  • pé chato ou plano;
  • pé neutro.